top of page
selo-10anos.png

Dengue, tudo que você precisa saber!

Atualizado: 16 de jan. de 2021



O que é A Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. A transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Tipos

Existem quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Ao contrair um deles, o indivíduo desenvolve imunidade para o sorotipo e parcial ou temporária contra os outros tipos.

  Mosquito Aedes aegypti - ​Descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, o vetor foi denominado Culex aegypti. Culex significa “mosquito” e aegypti, egípcio. O gênero Aedes (“desagradável” ou “odioso” em grego) só foi descrito em 1818, quando cientistas observaram que as características morfológicas e biológicas da espécie aegypti eram semelhantes às de espécies do gênero Aedes e não às do gênero Culex. A partir desta constatação ficou estabelecido o nome Aedes aegypti.

Origem

Originário do Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.

Como chegou ao Brasil?

As teorias mais aceitas indicam que o Aedes aegypti tenha se disseminado da África para o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos.

Transmissão


A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti. Somente mosquitos contaminados transmitem a doença.

Sintomas

Dengue clássica Febre alta com início súbito (39° a 40°C); Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos; Perda do paladar e apetite; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Náuseas e vômitos; Tontura; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações; Dor abdominal (principalmente em crianças). Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que quando a febre diminui, por volta do terceiro ou quarto dia surgem hemorragias por causa de sangramentos de vasos na pele e em órgãos internos. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. Quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas Vômitos persistentes Pele pálida, fria e úmida. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas. Manchas vermelhas na pele Comportamento variando de sonolência à agitação Confusão mental Sede excessiva e boca seca​ Dificuldade respiratória Queda da pressão arterial.


Obs.: Caso esteja em com alguns desses sintomas, procure um médico e faça o exame! Cuide-se e ajude a cuidar do próximo!

Tratamento de Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. É possível apenas tratar os sintomas da doença - tratamento sintomático. É importante tomar muito líquido para evitar a desidratação.​

Vacina


Existe uma vacina para dengue que só deve ser aplicada em pessoas que já receberam o diagnóstico da doença anteriormente. Pessoas que não contraíram a doença e receberem a vacina podem ter um risco maior de contrair casos mais graves de dengue após a imunização.”​


Prevenção


É muito importante que todos façam a sua parte para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya! Com as chuvas de verão, o mosquito prolifera-se mais facilmente em águas limpas e paradas. Por isso, cuide para que essa água não fique em sua casa ou trabalho e contribua para o controle da proliferação do Aedes Aegypti:


- Piscinas devem ser cobertas ou tratadas com cloro; - Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia; - Caixas d'água devem ser mantidas cobertas ou fechadas com telas; - Lonas, aquários e bacias devem ficar longe da chuva; - Latas, baldes e potes devem ser guardados com a boca para baixo; - Pneus devem ser guardados em locais cobertos; - Plantas que acumulam água nas folhas devem ter apenas a terra regada; - Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos;

- Evite áreas endêmicas ou com a presença do mosquito; - Uso de telas de proteção em janelas e portas afasta o mosquito de ambientes interno; - Use roupas que protegem braços e pernas em áreas expostas ao mosquito;


- Use o repelente adequado com sua idade*

*Menores de 6 meses: Sem indicação 6 meses até 2 anos: Repelentes com IR3535 2 anos até 12 anos: DEET 10% ou Icaridina Maiores de 12 anos: DEET 10% Icaridina

Mitos e Verdades


- O mosquito Aedes aegypti só pica durante a noite? Mito. O mosquito tem hábitos diurnos, mas isso não descarta a possibilidade dele picar a noite.

- Posso ter dengue mais de uma vez? Verdade. Existem 4 tipos de Dengue. Uma pessoa pode adquirir, em momentos diferentes, os quatro tipos da doença.

- O mosquito não pode transmitir múltiplas doenças ao mesmo tempo? Mito. Os vírus com importância epidemiológica de transmissão, na atualidade, são: Dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela.

- Apenas a fêmea pica. Verdade. Isso acontece porque a fêmea precisa de sangue para amadurecer os seus ovos.

- É necessário fazer exames de sangue para identificar a dengue? Mito. O diagnóstico pode ser feito apenas com o exame clínico. Os exames de sangue são para casos suspeitos com potencial gravidade.

- A picada do Aedes é diferente do pernilongo? Mito. A sensação da picada é a mesma. Também pode apresentar coceira ou incomodo igual à picada do pernilongo.

- O mosquito só aparece no verão? Mito. O verão é mais propicio para o desenvolvimento do Aedes, mas ele está presente o ano todo.

- Roupas escuras atraem o mosquito? Verdade. Roupas claras apresentam ação de repelência, já que o mosquito apresenta dificuldades de visão com a claridade. As roupas escuras não refletem tanta luz, atraindo mais mosquitos.

- Só vou ter dengue hemorrágica se eu contrair a doença pela segunda vez? Mito. A Dengue hemorrágica é mais comum em quem já teve a doença, porém pode haver complicações na primeira vez que a pessoa foi infectada e contrair a doença na sua forma mais grave.



Apoio:


LABORATÓRIO SANTA RITA DE CÁSSIA

Rua Treze de Maio, 1243, Centro Catanduva - SP

Tel.: 17 3523-1591 / 3523-3655

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page