top of page
selo-10anos.png

Como envelhecer com saúde!

Em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso, de acordo com o IBGE. Por isso, é muito importante saber como manter uma boa saúde na terceira idade. E isso vai além de não ter doenças. É preciso levar em conta o equilíbrio físico, psicológico e social. Mas o que é envelhecer com saúde?


Todas as fases da vida devem ser vividas com intensidade. Envelhecer faz parte do processo e saber passar por ela com qualidade é a chave para a longevidade.

Tal fase é chamada por muitos de melhor idade. Termo bem definido, pois é o período em que a maturidade é plena e a experiência é uma bagagem importante que se carrega para si e para os outros.


Chegar à velhice bem dependerá muito das providências que se toma ao longo da vida. Porém, para aqueles que perceberam o relógio despertar mais tarde que o ideal, é importante se saber que nunca é tarde para priorizar a saúde da mente e do corpo.


Aqueles que ainda pensam que as pessoas com mais de 60 anos de idade estão em casa, aposentadas e com limitações físicas, podem mudar esse conceito. O "novo idoso brasileiro" está cada vez mais ativo e bem informado. Para que a terceira idade, no entanto, seja a melhor idade, é preciso cuidar da saúde desde cedo.


Em 2015, as pessoas com 60 anos de idade ou mais somavam quase 23% dos trabalhadores formais do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um aumento de aproximadamente 1,74 milhão de pessoas em comparação a 2014. O acesso à internet também tem crescido muito nessa população. De 2008 para 2013, o percentual de idosos que acessam à internet passou de 5,7% para 12,6%.


Mas de que forma podemos envelhecer com saúde?


1º – Check-up


Mesmo que o fator idade contribua para o desenvolvimento de alguns males, já que o corpo não mais responde com tanta eficácia ao combate deles, é preciso desmistificar que a reversão do quadro é impossível de acontecer. A natureza impõe certos limites aos idosos, mas a medicina hoje potencializa a prevenção de determinadas doenças, caso a faça no tempo certo.


Para tanto, é fundamental fazer um check-up anual a partir dos 45 anos. A realização de exames periódicos é uma medida eficaz de prevenção de doenças que podem surgir e se agravar com o tempo.


2º Alimentações saudáveis


Uma alimentação saudável ajuda prevenir e retardar o desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão e diabetes. Veja os principais tipos de alimentos que não podem faltar no dia a dia:


Uma alimentação saudável ajuda prevenir e retardar o desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão e diabetes. Veja os principais tipos de alimentos que não podem faltar no dia a dia:


Carboidratos – eles formam a base da alimentação e dão a maior parte da energia que o corpo precisa para as atividades do dia a dia. Se você não tem diabetes, esses alimentos podem ser consumidos em todas as refeições;


· Arroz;

· Massas;

· Cereais;

· Pão;

· Milho;

· Batata;

· Mandioca;

· Inhame.


Proteínas – tem a função de construir e renovar as células do corpo que formam cabelos, músculos, sangue, órgãos e pele. São ricos em ferro e cálcio, nutrientes essenciais para prevenir doenças como a anemia e osteoporose;


· Carne vermelha (sem gordura);

· Aves (sem a pele);

· Peixes;

· Ovos;

· Leite e derivados;

· Feijão;

· Lentilha;

· Soja;

· Grão de bico.


Fibras – são alimentos que facilitam a digestão e potencializam o funcionamento do sistema imunológico;


· Verduras, como alface, rúcula e couve;

· Legumes como cenoura, vagem e abobrinha;

· Frutas, como banana, maçã e morango.


3º Atividades Físicas


Além de prevenir doenças, praticar exercícios faz com que a pessoa seja mais autossuficiente e tenha disposição, tornando os músculos mais resistentes, ossos mais rígidos e as articulações mais flexíveis. Independente da modalidade, o importante é encontrar algo que você goste e tornar isso um hábito.


Os benefícios são tantos que são capazes de fazer movimentar até os amantes do sedentarismo. Praticar exercícios físicos em qualquer fase da vida elimina a indisposição, evita a obesidade, previne doenças cardíacas, mantém os níveis adequados de colesterol, controla a hipertensão, afasta a diabetes, fortalece a musculatura e diminui as chances de ter osteoporose.


Uma caminhada de 30 minutos por dia é capaz de dar uma guinada na saúde. O importante é manter a frequência e associá-la aos hábitos alimentares saudáveis.


4º Socialização


Na fase do envelhecimento na vida, é natural bater à porta sentimentos como inutilidade e fragilidade. Como consequência, vem a depressão. Em seguida, a tendência é se isolar cada vez mais do convívio social.


Como prevenção, é importante manter uma convivência saudável com todos que fazem parte do círculo social do idoso. Além disso, jogos desafiadores estimulam o raciocínio e a manutenção da memória, como palavras cruzadas e cartas. Manter a atividade intelectual e a interatividade garante o bem estar e a saúde mental.


5º Sono


Durante uma boa noite de sono, o nosso organismo tende a se equilibrar, pois muitos processos metabólicos acontecem neste momento. Quando o idoso não dorme o suficiente, acorda com menos disposição, antecipa o envelhecimento, dificulta a concentração e torna-se mais propenso à obesidade, diabetes, pressão alta e doenças infecciosas.


Saber envelhecer com saúde é princípio para usufruir o melhor que a terceira idade pode proporcionar.


54 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page